quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Deputados questionam segurança de urnas

A cada dois anos, no período eleitoral, políticos e/ou entidades questionam a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas (foto). Desta vez, os deputados federais Geraldo Magela (PT-DF) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) são dois dos mais preocupados com o tema.

Magela, presidente da subcomissão especial de segurança do voto eletrônico, não economiza nas críticas: "A situação atual não permite uma auditoria completa que dê segurança plena aos eleitores e aos candidatos".

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como sempre, diz que as acusações são infundadas e prende-se ao dogma de que as urnas são seguras. São seguras e ponto! Na reportagem indicada abaixo, do Valor Econômico, o secretário de tecnologia do TSE se diz perplexo e acusa os deputados de estarem em busca de notoriedade.

Já data de alguns anos a proposta de acoplar pequenas impressoras às urnas para que o eleitor pudesse conferir os dados que digitou. Na apuração, seriam selecionadas algumas por amostragem, para conferência com o resultado eletrônico. Pode não ser a idéia mais viável, mas é uma pena que o TSE continue recusando qualquer discussão a respeito.
_____
Confira a reportagem "TSE é acusado de usar urnas inseguras", do repórter André Borges, para o Valor Econômico de 4/9, no clipping do Governo do Pará.

Nenhum comentário: