quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mais de mil grampos por dia?

Reportagem da Folha de S.Paulo de 10/11 afirma que a CPI dos Grampos apurou a existência de 375.633 escutas telefônicas com autorização judicial no ano de 2007, ou seja, mais de mil autorizações por dia.

De acordo com a reportagem, as irregularidades vão desde grampos de até 190 dias sem que que fossem solicitadas prorrogações (o prazo máximo legal é de 15 dias), até ordens de escutas emitidas por Varas de Família.

Os números impressionam e, se corretos, levam à presunção de abuso por parte do Judiciário, mas é bom lembrar que esta mesma CPI afirmara anteriormente -- com grande repercussão na imprensa -- que as interceptações do ano passado chegariam a 409 mil.

Infelizmente, a mídia, modo geral, limita-se a divulgar as declarações bombásticas dos congressistas que integram as CPIs, esquecendo de cobrar depois os resultados de tantas investigações.
_____
Confira a reportagem "Judiciário autoriza mais de mil grampos por dia no país", da Folha de S.Paulo, reproduzida no site da Rádio98, de Teófilo Otoni (MG).

Nenhum comentário: