domingo, 28 de dezembro de 2008

Bateau Mouche é retrato do Judiciário *

Este reveillon marcará o aniversário de 20 anos da tragédia do barco Bateau Mouche, que naufragou na virada de ano de 1988 para 1989, no Rio de Janeiro. Foram 55 mortos e, em duas décadas, apenas uma família foi indenizada. Além disso, nenhum dos responsáveis foi preso.

A Folha Online de hoje publicou interessante reportagem de Luisa Belchior sobre o tema, de onde extraímos o seguinte trecho:

"Além disso, em 20 anos, a Justiça só determinou o pagamento de indenização para duas famílias, e, mesmo assim, apenas uma foi paga, por causa de recursos impetrados pela defesa dos acusados.

Na Justiça brasileira, há hoje 26 ações de vítimas da tragédia do Bateau Mouche, que representam familiares de 32 dos 55 mortos --há algumas ações conjuntas. Mas apenas uma ação, de um garçom que trabalhava no navio e morreu, já resultou no pagamento de uma indenização, no valor de R$ 20 mil. Irrisório quando comparado ao montante de R$ 70 milhões que as defesas das famílias calculam para as indenizações.
"

Apesar de todos os esforços, a morosidade continua sendo um dos maiores problemas da Justiça brasileira.
_____
Confira a reportagem "Tragédia do Bateau Mouche completa 20 anos e famílias esperam indenização".

* Atualização das 16h05: As outras duas partes da reportagem da Folha Online também merecem ser lidas. Seguem seus links: "Bateau Mouche, naufragado há 20 anos, levava passageiros para assistir queima de fogos" e "'Eu era agarrado pelas pessoas na água', conta ex-ministro sobrevivente do naufrágio".

Nenhum comentário: