quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A (não) repercussão do caso Battisti na Itália

O assunto jurídico de destaque na mídia nacional nos últimos dias é a concessão, pelo Governo brasileiro, do status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti. O tema rende – diariamente – diversas páginas nos principais jornais e é abordado toda noite também nos telejornais.

A imprensa brasileira posiciona-se praticamente em uníssono a favor da extradição de Battisti.

Sem entrar no mérito da discussão, o informativo Migalhas levantou interessante questão: na edição de ontem (28/1), pesquisou nos sites dos jornais italianos e descobriu o seguinte: “A equipe de Migalhas percorreu alguns jornais italianos hoje (...) Encontrou ali muita notícia sobre a neve, o festival de San Remo, o Papa, sobre um Obama ecológico, o fechamento de postos de trabalho na Fiat, futebol, mais neve. Nas primeiras páginas dos matutinos, nenhuma menção ao caso Battisti. Em alguns periódicos, a notícia nem aparece. Pelo visto, estamos mais preocupados aqui, do que eles.” (grifei)

Buscando complementar a informação da véspera, o Migalhas de hoje (29/1) foi além: reproduziu a primeira página de quase duas dezenas de periódicos italianos e a situação se repetiu. Confira aqui as primeiras páginas dos jornais italianos.

Assim, concordamos com a conclusão de Migalhas, para quem, “A repercussão, ao que parece, é mais da mídia política brasileira. É bom ficar atento”.

Nenhum comentário: