segunda-feira, 23 de março de 2009

Todos contra Juca Kfouri

O que possuem em comum Milton Neves, Vanderlei Luxemburgo, Joaquim Grava, Juarez Soares, Fernando Capez, Olivério Braga Júnior e José Edgard Soares Moreira?

Duas coisas. Em primeiro lugar, são todos ligados, de alguma forma, ao futebol. A segunda ligação entre eles é inusitada: formam um grupo de litisconsortes ativos * em inquérito policial instaurado contra o jornalista Juca Kfouri, acusado de cometer, em seu blog, crimes contra a honra dos requerentes, de modo permanente e habitual.

Empresas de comunicação e jornalistas sempre foram processados por reportagens e opiniões formuladas, o que faz parte do jogo democrático. Afinal, se a imprensa não pode ser censurada, pode e deve ser responsabilizada por aqueles que se consideram ofendidos.

O que causa estranheza é a formação de tão heterogêneo grupo de ofendidos (deputado estadual, técnico de futebol, jornalistas...) que pretende processar Kfouri, em nítido prejuízo à defesa. Sem ingressar no mérito dos comentários tidos por ofensivos, pode-se afirmar que as críticas dirigidas ao deputado Capez não devem ter relação com o que foi dito a respeito do jornalista Juarez Soares ou do técnico Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, o que torna complicado ou, no mínimo, cansativo o trabalho dos advogados de Kfouri.

Aguardemos, pois, os desdobramentos do caso, que só devem repercutir nos veículos em que Juca Kfouri atua e em sites que discutem jornalismo, como o Observatório da Imprensa e o Comunique-se.
_____
* O termo não está usado de modo tecnicamente correto, uma vez que as pessoas listadas ainda são requerentes em inquérito policial, inexistindo, por ora, ação penal.

Sobre o tema, confira a matéria "Juca Kfouri é chamado a depor em inquérito aberto após acusação de perseguição em blog", publicada no portal da Revista Imprensa.

Nenhum comentário: