sábado, 4 de abril de 2009

Espaço Econômico

Há muito se sabe que as tarifas cobradas pelas administradoras de cartões de crédito junto a seus consumidores são exageradas, sobretudo quando comparadas com a qualidade dos serviços ofertados.

Reportagem do jornal O Globo de 2/4 revelou que a situação é semelhante também na outra ponta, junto aos comerciantes. Intitulada "Cartão: taxas no país são as mais altas do mundo", a matéria afirma que os lojistas brasileiros têm os maiores custos entre 17 países pesquisados!

Enquanto a cobrança junto aos comerciantes de outros países não passa - na média - de 2%, no Brasil a comissão chega a 5%. Isso sem falar no pagamento de aluguel pelo uso das tão populares maquininhas. A grita é geral: "Se não tiver cartão, não vendo. Tenho cinco máquinas aqui e pago de R$ 70 a R$ 90 de aluguel por mês. As taxas estão próximas dos 5% e, além disso, só recebo 30 dias depois", reclamou o presidente de um dos centros de comércio popular mais conhecidos do Rio de Janeiro.

Como destacado por Marcos Diegues, assessor jurídico do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), as taxas cobradas pelas administradoras de cartões acabam se refletindo sobre os consumidores.
_____
O Banco Central do Brasil, em parceria com as secretarias de Direito Econômico (SDE) e de Acompanhamento Econômico (Seae), elaborou extenso relatório sobre a indústria dos cartões de pagamento (são 300 páginas em formato PDF).

* Obs: o link para a reportagem do Globo é do clipping do Ministério do Planejamento.

Nenhum comentário: