quinta-feira, 7 de maio de 2009

Noite de protesto e festa no STF

Quarta-feira, 6/5, 19h30. Praça dos Três Poderes, Brasília/DF. Dois eventos simultâneos e muito próximos movimentam a noite do Supremo Tribunal Federal (STF).

Do lado de fora, estudantes, sindicalistas, membros de partidos de esquerda e cidadãos comuns protestam e pedem a renúncia do ministro Gilmar Mendes, presidente da corte. Do lado de dentro, ministros dos tribunais superiores, advogados, desembargadores, juízes e jornalistas participam do lançamento da edição 2009 do Anuário da Justiça, uma publicação do site Consultor Jurídico em parceria com a FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado.

Entre os dois grupos, o espaço de uns cinquenta metros, alguns seguranças do Supremo e as divisórias de ferro que há vários meses isolam o STF. Não sei afirmar se elas estão permanentemente lá, mas, sempre que há qualquer julgamento polêmico em pauta, as divisórias fazem parte da paisagem da Praça.

O lançamento do Anuário é um sucesso, que se percebe desde antes de entrar no prédio. O estacionamento do tribunal está lotado, assim como todas as ruas próximas. A fila de carros no Eixo Monumental chega até as proximidades do Itamaraty!

Dentro de um dos prédios mais bonitos de Oscar Niemeyer, autoridades elogiam a publicação que, de diferencial para as edições passadas, dá ênfase aos órgãos julgadores do STF, STJ, TSE, TST e até do STM e não aos ministros isoladamente.

Do lado de fora, a Praça está inteira iluminada por milhares de velas acesas pelos manifestantes. O movimento é pacífico e organizado. Traz faixas, distribui adesivos, profere palavras de ordem e possui até um blog de divulgação.

Enquanto os convidados participam do coquetel e conferem a publicação – que, na opinião do editor deste blog, é essencial para os operadores do direito – ouvem, em alguns momentos, os gritos de “fora Gilmar” dos cerca de 300 participantes do protesto.

Curioso notar que eventos tão díspares apresentam outra coincidência, além da data e local. Enquanto o Anuário trata a Justiça como “A luz no fim do túnel”, a campanha dos manifestantes pede exatamente “Uma nova luz no Judiciário”.
_____
- Saiba mais sobre o lançamento do Anuário no próprio Consultor Jurídico;

- Leia sobre o protesto na Folha Online.

Nenhum comentário: