sexta-feira, 3 de julho de 2009

As mulheres e o direito

Não é novidade para ninguém o fato de as mulheres ocuparem cada vez mais lugares de destaque na política e na sociedade. No mundo jurídico, não é diferente. Mas as precursoras, justamente por abrirem caminho para as demais, sempre são lembradas de modo especial.

Esta semana foi particularmente significativa. Na quarta (1º/7), pela primeira vez, uma mulher ocupou o lugar de procuradora-geral da República perante o Supremo Tribunal Federal. Trata-se da subprocuradora Deborah Duprat de Britto Pereira, que se encontra no cargo mais alto do Ministério Público desde o dia 29/6, onde permanecerá até a posse do novo procurador-geral, Roberto Gurgel.

Na mesma semana, outra pioneira, a ministra Eliana Calmon, completou dez anos no Superior Tribunal de Justiça. Eliana foi a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra em um dos tribunais superiores brasileiros. Hoje, a título de comparação, já são cinco mulheres no STJ, duas no STF, cinco no TST e uma no STM.

Às duas, nossas homenagens.
_____
Confira as notícias "Pela primeira vez, uma mulher participa de sessão do STF como procuradora-geral da República", do site do STF e "Polêmica e eficiente, ministra Eliana Calmon comemora 10 anos de STJ", do site do STJ.

Nenhum comentário: