domingo, 16 de agosto de 2009

Espaço Econômico

Depois de longo tempo, retomamos nossa coluna econômica. O destaque desta semana não poderia ser outro que não o sucesso do Banco do Brasil (BB) ao ultrapassar o Itaú e assumir o posto de maior banco brasileiro em ativos.

Embora a diferença entre os dois primeiros lugares seja pequena, deve aumentar significativamente com a provável aprovação pelo Banco Central da compra do Banco Votorantim pelo BB.

Um dos motivos para a liderança foi o fato do BB ter expandido sua oferta de crédito, ao contrário dos grandes bancos privados, como Itaú e Bradesco, que fecharam as torneiras para os empréstimos.

Para o colunista Vinicius Torres Freire, da Folha de S.Paulo, "a banca privada poderia ter dormido sem levar essa carraspana desmoralizante do ministro da Fazenda". Freire ainda lembra que "desde o estouro da crise, em outubro de 2008, os bancos estatais foram responsáveis por 83% do aumento do estoque de crédito para o setor privado no Brasil".
_____
Confira a reportagem "BB supera Itaú Unibanco e volta a ser o maior banco", publicada no jornal O Estado de S.Paulo de 13/8.

Leia também a coluna "Os vexames dos bancões privados", de Vinicius Torres Freire, na Folha de 14/8 (clipping do Ministério do Planejamento).

Nenhum comentário: