terça-feira, 1 de setembro de 2009

Imprensa não espera nem o enterro

Carlos Alberto Menezes Direito, ministro do Supremo Tribunal Federal, faleceu na madrugada desta terça-feira, no Rio de Janeiro, onde fazia tratamento de saúde. O velório realizou-se nesta manhã e o enterro estava agendado para as 17h.

Para alguns jornalistas, mais importante que o óbito, era a especulação sobre o próximo ocupante da cadeira deixada por Menezes Direito. Assim, Fernando Rodrigues, às 10h19 da manhã - quando muitos sequer sabiam do falecimento -, já especulava alguns nomes em seu blog.

Para piorar, Rodrigues limitou-se a apresentar uma única novidade, o advogado Roberto Caldas. Os outros cinco nomes listados como pretendentes pelo jornalista (Toffoli, Asfor Rocha, Barroso, Antonio Fernando e Misabel Derzi) são os mesmos que a mídia aponta como favoritos sempre que existe uma vaga aberta ou, às vezes, antes mesmo de a vaga existir.

Não custa lembrar que, com frequencia, a escolha recai em alguém que não era considerado favorito.
_____
Confira as reportagens "Ministros, autoridades e juristas falam em homenagem ao ministro Menezes Direito", do site do STF e "Pelo menos 6 nomes na lista de Lula para o STF", do blog de Fernando Rodrigues.

Nenhum comentário: