sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Estadão perde mais uma na Justiça

O jornal O Estado de S.Paulo planejava ver-se livre da proibição de publicar quaisquer informações sigilosas sobre o empresário Fernando Sarney ontem, em julgamento perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Mas o jornal perdeu - novamente - na Justiça. Por 6 votos a 3, os ministros do STF entenderam que o recurso escolhido, uma reclamação onde se alegava desrespeito à decisão do Supremo que declarou a Lei de Imprensa inconstitucional, não se prestava ao que pretendia o jornal paulista.

Em resumo, o jornal continua sob censura. Ou, falando com maior rigor técnico, continua proibido de divulgar informações obtidas em inquérito policial sob segredo de justiça. Há quem diga que o Estadão ganha com a censura, pois explora o assunto diariamente em suas páginas e sites, mas esta é uma discussão que ficará para outro momento.

O fato é que alguns veículos davam como certa a vitória do jornal. Houve até quem anunciasse antes do julgamento que "amanhã termina a censura imposta ao Estadão"... só esqueceram de combinar com o STF.
_____
Confira a matéria do site do Supremo sobre este julgamento.

Nenhum comentário: