sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Qué pagá quanto?"

Vem aí mais uma mega-fusão no setor varejista. Casas Bahia e Pão de Açúcar anunciam em instantes (às 11h de hoje) o início do processo de fusão entre as duas empresas. Como o anúncio ainda não foi formalizado, persistem muitas dúvidas sobre a operação.

Com o negócio, a concorrência fica cada vez mais fraca no setor. Em junho deste ano, o Pão de Açúcar já havia adquirido outro grande player, a Globex, dona do Ponto Frio. É um novo teste de fogo para as autoridades antitruste brasileiras, justamente quando o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) passa por um período de certa intranquilidade interna.

Outra informação que precisa ficar esclarecida é se haverá realmente uma fusão ou se uma das empresas comprará a outra. Na anunciada fusão entre Itaú e Unibanco, até hoje muita gente de peso sustenta que o Unibanco foi comprado. Nas manchetes abaixo, já se verifica esta confusão.
_____
Confira as notas "Pão de Açúcar e Casas Bahia anunciam fusão", da Folha Online, "Pão de Açúcar faz acordo para comprar Casas Bahia, diz jornal", do Terra e "Pão de Açúcar compra as Casas Bahia por meio da Globex", do Estadão, todas da manhã desta sexta-feira.

Um comentário:

Fabrício Andrade disse...

Ricardo, o Brasil é, de fato, um país de mentirinha. Aqui os órgãos fingem que fiscalizam e a gente finge que acredita. No que refere a banco, ao CADE, a Banco Central, a Tribunal de Costas (que deveria chamar Tribunal de Faz de Conta), a Ministério Público, não vê nada de efetivo em atuação combativa aos abusos. Os bancos e grandes grupos econômicos são quem manda verdadeiramente no Brasil. Lembra-se da limitação da taxa de juros prevista no revogado art. 192, §3º, da CF, que nunca foi observado, porque se dizia que era uma norma constitucional de eficácia limitada. E a consolidação dos cartéis e trustes é cada vez mais flagrante, mas há quem diga que isso fortalece o mercado e protege o consumidor, como você lembrou num post recente. É brincadeira.