segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Clippings: bom modo de se informar

No meio da enorme quantidade de informações que nos é colocada à disposição atualmente, é preciso ser ágil para avaliar o que é de interesse ou corre-se o risco de se gastar um tempo precioso em leituras desnecessárias.

Para quem trabalha com mídia - como é o caso deste blog - a leitura diária dos principais jornais do país, além do noticiário de bons sites e blogs e das revistas semanais, seria impraticável, ainda mais porque o trabalho aqui é feito pelas manhãs e após às 22h, de forma pessoal.

Assim, uma boa maneira de se manter informado é recorrer aos serviços de clipping de notícias. Os dois que mais utilizamos para a elaboração do Direito na Mídia são o da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP e o do Ministério do Planejamento.

O primeiro é restrito aos associados da AASP e tem duas indiscutíveis vantagens: ser recebido diretamente no email e uma criteriosa seleção das reportagens jurídicas divulgadas. O segundo, de conteúdo aberto, tem como ponto principal a grande abrangência de notícias, que incluem temas de política e de interesse geral. Tal amplitude, contudo, dificulta a rapidez e a facilidade nas buscas.

Mais recentemente, passamos a utilizar também outros dois clippings jurídicos muito bons, ambos de livre acesso aos internautas. São eles: o da Associação Nacional dos Procuradores da República - ANPR e o da Associação dos Magistrados do Brasil - AMB.

Em comum, além da grande quantidade de notícias jurídicas, o layout limpo em que são apresentados os destaques da imprensa, facilitando a leitura.

Na redação, possuíamos ainda as assinaturas do jornal Valor Econômico e da revista Carta Capital. Atualmente, só mantemos a última.
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Confira os serviços citados:

- Clipping Eletrônico da AASP (para associados);

- Clipping do Ministério do Planejamento;

- Clipping da ANPR;

- Clipping da AMB.

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