sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

OAB afasta corporativismo no caso Arruda

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), desde o início da apuração do caso do Mensalão do Democratas, vem se posicionando em defesa da sociedade e contra o governador José Roberto Arruda, que se encontra detido na Polícia Federal.

O dado surpreendente foi a manifestação (9/2) do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, em favor da decretação da prisão preventiva de Arruda ou de seu afastamento do Governo do Distrito Federal. Para a Ordem, a permanênia de Arruda no cargo poderia ensejar dano efetivo à instrução processual*.

Ao sustentar tal posição, a OAB afasta-se - de maneira inédita nos últimos anos - da defesa corporativista dos advogados, que lutam pelos interesses privados de seus clientes, e aproxima-se cada vez mais do interesse da sociedade.

Vale destacar que o novo posicionamento da Ordem dos Advogados não foi bem visto por Nélio Machado, um dos advogados de Arruda. Para ele, a ação da OAB seria "oportunista e covarde". Não nos parece nem uma coisa, nem outra.
_____
* O pedido da OAB foi encampado pelo Ministério Público Federal, que deu um passo além, ao requerer ao Supremo Tribunal intervenção federal no DF (confira a íntegra do pedido - 28 páginas em PDF).

Um comentário:

evaldo pinto disse...

A OAB SEMPRE ATUOU EM UM DUPLO VIÉS, DE DEFESA, REGULAÇÃO E PROTEÇÃO DA ADVOCACIA. MAS, É INEGÁVEL QUE ATUA DE MANEIRA INTENSA E PERMANENTE NA DEFESA SOCIAL, PUGNANDO PELA MELHORIA NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA, COLABORANDO COM A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO, ETC. ESSE VIÉS SOCIAL, COM CERTEZA, LHE DEU MAIOR NOTORIEDADE E RESPEITABILIDADE. A CORAGEM DE SEUS DIRIGENTES E O DESTEMOR COM QUE TRATAM AS CAUSAS PÚBLICAS TEM SIDO O TRAÇO MARCANTE DA ENTIDADE. ASSIM, NÃO É DE SE ESPANTAR QUE, EM UM CASO TÃO RUMOROSO COMO FOI O DO GOVERNADOR ARRUDA, COM CENAS TÃO FORTES QUANTO CHOCANTES À SOCIEDADE, FOSSE OBJETO DE UMA POSTURA RIGOROSA POR PARTE DA OAB, DE ACORDO COM SUA TRADIÇÃO DE COMBATER A IMPUNIDADE E A CORRUPÇÃO. EVALDO PINTO - BELÉM - PARÁ.