terça-feira, 16 de março de 2010

MP quer melhorar relação com imprensa

A nota abaixo faz parte da coluna Circo da Notícia, do jornalista Carlos Brickmann, publicada no site Observatório da Imprensa.

Como aprovamos, tanto a iniciativa do Ministério Público paulista, quanto os comentários de Brickmann sobre repórteres que se tornam meros repetidores das versões oferecidas pelas autoridades (delegados, promotores, etc), a transcrevemos na íntegra:

"Os bichos-papões

O Ministério Público paulista preparou um Manual de Relacionamento com a Imprensa, para orientar os promotores em seus contatos com jornalistas. "O objetivo é incentivar e orientar, principalmente os mais jovens, a se comunicar com a imprensa de maneira adequada e frequente", diz o procurador-geral da Justiça de São Paulo, Fernando Grella. Uma das recomendações: não se irritar com eventuais perguntas absurdas, mas esclarecê-las. Outra: oferecer aos jornalistas um cafezinho, ou um copo dágua, para criar um clima de boa convivência.

A idéia é excelente: com certa frequência – bem maior do que se imagina – o jornalista recebe do promotor não apenas um cafezinho e um suco, num bar que bate as frutas na hora, como também uma matéria pronta, especialmente preparada para facilitar a acusação e prejudicar a defesa. Muitos repórteres aceitam: em vez de trabalhar, que cansa, podem dar um passeio antes de voltar ao jornal.

Certa vez, num julgamento, não compareceu nenhum repórter. Pois não é que no dia seguinte havia reportagem num grande jornal, totalmente favorável à acusação, e com aqueles erros grosseiros que só matéria passada por telefone pode conter? Entre os erros, um notável: dava-se à juíza do caso o mesmo nome da advogada de defesa." (Carlos Brickmann)

Nenhum comentário: