sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Leitura indicada: o perfil de Thomaz Bastos

Debatendo a atual edição da revista Piauí com um dos principais jornalistas da área jurídica de Brasília, ele me indicou outra reportagem de Luiz Maklouf Carvalho. O autor da matéria sobre o STF traçou um interessante perfil do advogado criminalista e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Foi na edição nº 39 da Piauí, de dezembro de 2009. Trata-se de outra matéria de fôlego, em que Maklouf aborda tanto as questões do primeiro governo do presidente Lula - em que Bastos foi ministro da Justiça - como alguns dos principais casos defendidos pelo personagem.

Estão lá a infância e juventude de Bastos, os elevados honorários cobrados dos clientes, questões delicadas do relacionamento com outros advogados e as opiniões de juízes e autoridades sobre o ex-ministro.

"O cara é bom em tudo. E sempre muito calmo. Pode estar caindo o mundo ou chovendo canivete, ele não se mexe. Só fica triste quando acha que cobrou barato", explicou a advogada Dora Cavalcanti, que já foi sócia de Bastos.

Enfim, é nossa leitura recomendada para o final de semana.
_____
Confira a reportagem "Pão e glória" da Piauí nº 39.

2 comentários:

Anônimo disse...

A mesma reportagem sobre Márcio Thomaz Bastos está no livro "Vultos da República – os melhores perfis políticos da Revista Piauí" [Humberto Werneck (Org.); Editora Companhia das Letras]. Este livro reúne as melhores matérias da revista Piauí sobre personagens importantes da vida política nacional. Estão lá reportagens sobre José Dirceu, Dilma Rousseff (duas reportagens), o caseiro Francenildo (o do caso Palocci), Sérgio Rosa (da PREVI) e outros (além, óbvio, desta reportagem do Márcio Thomaz Bastos que você citou no post). O livro “Vultos da República” pode ser encontrado nas grandes livrarias. Abraços!

AndersonBezerra disse...

Olá.

É uma ótima reportagem. Parabéns pelo resgate.

Abs.