sexta-feira, 15 de abril de 2011

Uruguai prestes a invalidar lei de anistia

Seguindo o bom exemplo argentino, o Uruguai está a um passo de invalidar sua Lei da Caducidade, dispositivo legal que perdoou as violações dos direitos humanos cometidas durante o período de ditadura militar, que naquele país durou de 1973 a 1985.

Segundo reportagem do G1, o projeto de lei que cancela o perdão foi aprovado na última terça-feira pelo Senado e, de acordo com o texto, as cortes uruguaias "terão de reconhecer como protegidos pela Constituição todos os tratados internacionais em matéria de direitos humanos assinados pelo Uruguai".

A conclusão é que a antiga Lei de Caducidade passa a ser considerada inconstitucional. O detalhe mais interessante é que tal lei já havia sido referendada pela população em duas oportunidades, uma em 1989 e a última em 2009.

De acordo com o Estadão, a votação foi muito apertada e gerou acaloradas discussões entre os senadores. O projeto retorna à Câmara - onde já havia sido aprovado anteriormente - e depois espera pela promulgação do presidente José Mujica.
_____
Confira as reportagens "Senado do Uruguai invalida lei que anistiava crimes da ditadura do país", do G1 e "Senado aprova fim da Lei de Anistia no Uruguai", do Estadão, ambas de 13/4.

Nenhum comentário: