terça-feira, 14 de junho de 2011

Barroso: o nome por trás de Battisti

A decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) pela não extradição e imediata colocação em liberdade do italiano Cesare Battisti foi um dos assuntos mais comentados no país, ganhando destaque também na mídia internacional.

A grande mídia pautou-se pelos pontos mais polêmicos do processo de extradição - incluindo as possíveis implicações na relação Brasil-Itália - e reproduziu as manifestações mais incisivas dos ministros.

Os sites jurídicos deram o devido crédito a dois dos mais importantes advogados brasileiros, Nabor Bulhões e Luís Roberto Barroso, que estavam em lados opostos, o primeiro em nome do Governo italiano e o último na defesa de Battisti.

De todos os textos, merece menção especial a reportagem "O advogado que garantiu a liberdade de Battisti", escrita por Rodrigo Haidar, do Consultor Jurídico. Interessante do primeiro ao último parágrafo, a matéria trouxe detalhes de quando Barroso decidiu assumir a causa até o momento em que recebeu em mãos o alvará de soltura de seu cliente.

O ponto forte foi a descrição da estratégia inicial da defesa e sua posterior mudança, ao longo do julgamento. Não deixe de ler.
_____
Para se aprofundar mais no caso, indicamos também a entrevista do próprio Battisti a Haidar, também no Consultor Jurídico, publicada no dia do julgamento.

Nenhum comentário: