sexta-feira, 24 de junho de 2011

A lentíssima Justiça norteamericana

Como será que as autoridades dos EUA tratariam o caso de um cidadão estadunidense porventura preso no Brasil há 917 dias sem julgamento e com a fiança arbitrada em absurdos US$ 75 milhões? Pois o brasileiro Ricardo Costa - cujo caso já noticiamos diversas vezes neste blog - encontra-se nesta situação.

Os questionamentos não param, tal a peculiaridade do caso. Eduardo Graça, repórter da Carta Capital em Nova York escreveu uma bela reportagem sobre o assunto, publicada na edição da semana passada da revista.

A matéria aponta xenofobia no elevado valor fixado para a fiança, 25 vezes maior que a do cantor Michael Jackson, 75 vezes superior à do francês Strauss-Kahn e 7,5 vezes maior que a de um serial killer acusado pelo homicídio de pelo menos dez pessoas, no Kansas, nas décadas de 70 e 80.

Segundo a Carta Capital, "a xenofobia, presente com grande força em uma área dos EUA com grande incidência de imigração mexicana, recebeu uma dose de legitimidade no ano passado com a aprovação da mais dura legislação anti-imigração do país, considerada inconstitucional pela administração Obama".

Um comentário:

Tita Azevedo disse...

Excelente artigo sobre a lentidão inexplicável da justiça americana(minúsculas propositais).

Até quando o governo brasileiro continuará como vaquinha de presépio?

Que o Brasil siga o exemplo de Hillary, que exigiu a soltura IMEDIATA dos pilotos do Legacy. O governo brasileiro deve exigir a reciprocidade dos norteamericanos.

Ricardo tem DIREITO a julgamento, desde que completou 150 dias de prisão. Já se passaram 917 DIAS! Mais de 6 vezes o que manda a Constituição dos EEUU.