terça-feira, 19 de julho de 2011

Falsa arbitragem é utilizada em golpes

A criatividade do brasileiro está por trás de mais um golpe na praça. Depois das já conhecidas intimações judiciais para que a pessoa supostamente receba valores de aposentadorias e montepios, desde que deposite uma certa quantia na conta do fraudador, agora os estelionatários estão simulando arbitragens.

Segundo reportagem do Brasil Econômico de 13/7, o Estado de Goiás é recordista em trapaças deste tipo. "Empresas recebem documentos similares a intimações judiciais, convocando-as para supostas audiências arbitrais (...) elas são chamadas por fornecedores que cobram dívidas, sendo que não há sequer cláusula de arbitragem entre ambos".

Os casos têm atingido também pessoas físicas. Para os advogados ouvidos pelo jornal, o melhor a fazer ao receber uma carta dessas é ignorá-la.

Outros problemas constatados são as câmaras sem regulamentos claros e que querem impor árbitros e cobrar taxas até mesmo para informar sobre seu funcionamento, além do uso da tradicional balança do Judiciário e de funcionários que se passam por oficiais de justiça, "uma aberração", nas palavras do presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP.

Nenhum comentário: