sábado, 28 de janeiro de 2012

#Retro2011 - Baixaria invade comentários na internet

Em 14/11, afirmamos taxativamente: sites e blogs devem ser responsabilizados pelos "comentários de esgoto" que invadiram a internet. Na oportunidade, trouxemos várias críticas de blogueiros e da ombudsman da Folha, assim como diversos exemplos.

******

De uns tempos pra cá, vários jornalistas têm tocado no assunto, que já foi comentado neste blog, em outras oportunidades. Os comentários ofensivos publicados em sites e blogs andam cada vez piores. Muitos dos principais portais não fazem nenhum tipo de controle prévio, o que aumenta a quantidade de ofensas, grande parte anônimas.

Suzana Singer, a ombudsman da Folha de S.Paulo constatou o aumento da baixaria: “Leitores reclamaram de comentários homofóbicos acerca da notícia sobre a autorização de um casamento civil lésbico. Internautas usaram truques para driblar o filtro da máquina. Em assuntos 'sensíveis', a moderação deveria ser feita por gente, mesmo que os posts demorem a entrar no site”.

O jornalista Ricardo Kotscho verificou o crescimento das ofensas quando tratou da doença do ex-presidente Lula: “Tenho o hábito de ler a área de comentários dos grandes portais e fico pensando se não tem ninguém nestas empresas capaz de dar um basta a este esgoto que corre a céu aberto nas chamadas redes sociais. Custa tanto fazer moderação dos comentários que muitas vezes repetem, com expressões mais chulas, o que o próprio blogueiro escreveu?”.

Completou Kotscho: “A interatividade é a grande riqueza da internet e deve ser preservada. (…) Por isso mesmo, esta conquista deve ser preservada, removendo-se o lixo que invade as áreas de comentários, em respeito aos leitores que fazem delas importante instrumento de participação democrática”.

Quem também anda assustado com o baixo nível dos comentários é o escritor e blogueiro Marcelo Rubens Paiva. Quando questionou a invasão da PM na USP, foi atacado impiedosamente: “dos mais de 400 comentários abaixo, o índice de reprovação dos acontecimentos é altíssimo. E, claro, as agressões pessoais foram a tônica dos leitores: sou maconheiro, esquerdóide, analfabeto, autor de um livro só, cujo acidente me deixou paraplégico e burro, e a quantidade de drogas que tomei queimaram meus neurônios”.

Não tenho notícia de nenhum portal condenado civil ou criminalmente pelos comentários de seus leitores, mas está na hora dos que não tomarem providências para evitar as ofensas à honra alheia serem judicialmente responsabilizados. 

O mau gosto nos comentários está disseminado na internet. Confira alguns exemplos retirados de reportagens publicadas neste domingo na internet:

Na matéria “Traficantes usam até balões de festa para esconder droga”, do Estadão, um leitor afirmou: “É facil acabar com os traficantes de droga do Rio. É só o povo carioca parar um pouco de cheirar cocaina. Vá gostar de cheirar pó assim lá na Conchichina. Haja nariz!!!!!!!!”

Em “Chacareirocadeirante é morto a pauladas no Setor de Mansões do Lago Norte”, do Correio Braziliense, foi dito: “O vagabundo "menor" não foi prêso; foi "apreendido", e não matou e roubou, apenas fêz um "ato análogo", e o cadeirante não é um sêr humano - é análogo à um. O juiz dará ao vagabundo uma sentença análoga a uma punição, e ele sairá com a ficha limpa, para matar e roubar recebendo toda assistência.” (todos os erros no original)

Na reportagem “Apósocupação da Rocinha, 13 armas são apreendidas; foragido écapturado”, da Folha.com, um internauta afirmou: “Não, Carlos. Eles traficam; nas igrejas lavam o dinheiro do tráfico (veja o caso do Waldomiro, preso com armas de grosso calibre há alguns anos). Nossos pastores não querem concorrência...”

Por fim, em “Imagens inéditas mostram ocupação e retirada dealunos da reitoria da USP”, do G1, o portal de notícias da Globo, afirmou-se: “A ação da reitoria está mais que certa. Marginal é marginal mesmo sendo um universitario. Só espero que um grupo de demagogos políticos venha defender estes criminosos que buscam ter um diploma. A reitoria deveria expulsar todos os 72 maus exemplos. Marginais não gostam da policia, a policia é para mater a ordem, parabêns a todos os policiais que enquadraram este pseudos alunos. Eu como pai sentiria vergonha se o meu filho estives no meio desses pessímos exemplos.” (erros no original)

Nenhum comentário: