segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Carta Capital destaca crise do Judiciário

A edição desta semana da revista Carta Capital abordou a crise enfrentada pela Justiça brasileira. Mesmo elogiando a vitória obtida com o recente julgamento que confirmou o poder concorrente para que a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investigue denúncias contra magistrados e servidores, a revista considerou que a crise "está longe do fim".

Ouvido, o pesquisador Conrado Hubner teceu uma análise peculiar: "O Judiciário é desmoralizado na medida em que resiste a responder às críticas consistentes (...) Em circunstâncias assim, tal desmoralização é inevitável e benéfica".

Carta Capital ainda tratou do caso do servidor do TRT do Rio de Janeiro que movimentou R$ 282 milhões em 2002, da pequena diferença entre os rendimentos de um juiz iniciante e de um desembargador próximo da aposentadoria e trouxe seu colunista Wálter Maierovitch propondo "Reforma Judiciária, já".

"Uma nova, quem sabe definitiva, chance para a Magistratura está na criação de um estatuto que substitua a velha lei orgânica, aprovada em 1979, na fase final da ditadura. Um dos pontos primordiais seria aumentar a punição a juízes corruptos ou que cometam outros desvios de conduta", defendeu a revista.
_____
Não localizamos a íntegra da reportagem na internet. Neste link, é possível ler apenas o início da matéria. Para os leitores que possuem tablets, indicamos baixar o aplicativo da revista, com downloads grátis até março de 2012.

Nenhum comentário: