terça-feira, 20 de março de 2012

São Paulo agora quer privatizar fóruns

Vem aí mais uma medida polêmica. O Governo paulista anunciou que vai solicitar à iniciativa privada a construção de seis novos prédios da Justiça Estadual, dois na capital, dois na grande SP e mais dois no interior. Em troca, os construtores poderã explorar terrenos ou os próprios prédios onde ficarão os fóruns. O contrato firmado será o de concessão administrativa pelo período de 25 anos.

Segundo um juiz assessor da Presidência do TJ/SP, a exploração imobiliária foi considerada um "modelo econômico interessante": o Estado cede um imóvel para que a empresa construa o fórum e, em troca, ela fica com o direito de exploração, inclusive do mesmo imóvel onde será construído o prédio do Judiciário.

Na reportagem publicada em O Estado de S.Paulo desta segunda-feira 19/3 são citadas algumas possibilidades de exploração econômica para o empreendedor, como a construção de shopping, lanchonete, hotel, estacionamento, livraria ou farmácia.

Interessante ninguém ter pensado na venda ou locação de alguns andares do fórum para escritórios de advocacia, pareceristas ou peritos judiciais, entre outros que certamente terão enorme interesse em trabalhar no local. Aliás, quanto não renderia para o construtor o naming right de um fórum? Fórum Advogado Criminalista Dr. Fulano...

Nenhum comentário: