quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mensalão: 2 votos pró Chico Buarque

Os quatro advogados que ocuparam a tribuna do plenário do Supremo Tribunal Federal no dia de ontem (7/8) - o segundo reservado às defesas - atuaram em conjunto na tentativa de demonstrar que as condutas de seus clientes não foram corretamente descritas pela acusação.

Castellar Modesto Guimarães Filho afirmou que seu cliente Cristiano de Mello Paz, publicitário, era da área da criação da agência de Marcos Valério, não trabalhava na administração ou na parte financeira da empresa.

Paulo Sérgio de Abreu e Silva ocupou a tribuna por duas vezes. Na primeira, defendeu que Rogério Lanza Tolentino “é advogado e não publicitário e que, assim, nunca foi sócio, dirigente ou gestor das empresas de Marcos Valério, assim como este não era sócio do escritório de advocacia de Tolentino”.

Na segunda, sustentou que Geiza dos Santos era mera “funcionária mequetrefe, de terceiro ou quarto escalão, uma 'batedeira' de cheques do setor financeiro da SMP&B”.

O ex-ministro da Justiça José Carlos Dias argumentou que seu objetivo não era apenas demonstrar a falta de provas, “vou além, vou provar a abundância de provas para a absolvição de Kátia Rabelo”, ex-dirigente do Banco Rural.

Leonardo Isaac Yarochewsky foi quem proporcionou alguma emoção na tarde de ontem. Qualificou sua cliente, Simone Vasconcelos, como uma “simples funcionária, uma secretária que ficava no porão” da agência de publicidade e “precisava de autorização até para subir”.

Apesar de um discurso muito técnico, Yarochewsky ganhou destaque principalmente por certos argumentos não propriamente jurídicos: “o procurador fala em uso de carro-forte, não sei se ele tem conhecimento, mas a 'saidinha de banco' acontece a todo momento” e “na novela das 8h, até a Carminha já disse que vai processar a Rita por formação de quadrilha”.

Por fim, concordou com o gosto musical do procurador-geral por Chico Buarque. Na sexta-feira, Roberto Gurgel havia se referido à canção “Vai Passar”. Ontem, o advogado dedicou ao chefe do MPF a música “Apesar de Você”...

Nenhum comentário: