quarta-feira, 29 de agosto de 2012

No Fla X Flu do mensalão, derrotas e vitórias

O julgamento do mensalão pelo Supremo divide as opiniões, tal qual um Fla X Flu. Como bem observado por Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa: "o clima do debate é aquele de mesa-redonda de futebol, em que o torcedor de cada clube defende apenas o seu lado, critica o juiz que deu pênalti contra seu time e se empolga ao ganhar com gol de mão".

Nessa toada, muita gente comemorou quando o relator resolveu "fatiar" seu voto de acordo com os tópicos da denúncia em vez de votar integralmente. Os que torcem pela condenação dos réus logo pensaram: "que bom, assim o ministro Cezar Peluso - rigoroso - vai poder votar para condenar pelo menos alguns dos acusados".

De fato, Peluso se aposenta na próxima segunda-feira 3/9 e - salvo alguma mudança de última hora, o que já virou rotina - deverá ser o primeiro a votar na sessão de hoje.

Contudo, Gerson Camarotti, repórter da Globo News, vislumbrou uma situação que pode deixar a outra torcida animada: "Carlos Ayres Britto, que se aposenta em novembro, corre o risco de não conseguir votar o item que inclui o núcleo político no julgamento do mensalão (...) se o ritmo não for mais acelerado". Confira a nota no Blog do Camarotti.

Nenhum comentário: