quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A difícil tarefa de traduzir o mensalão ao público

Estamos em 28 de setembro. O julgamento do mensalão começou em 2 de agosto. Salvo erro nas contas, já foram umas 27 sessões de julgamento inteiramente dedicadas à Ação Penal nº 470 e ainda não há previsão de término. Se já não seria fácil explicar a leitores/ouvintes/espectadores como funciona um julgamento comum, imagine este. 

Cristina Serra (foto) e Giuliana Morrone, repórteres do Jornal Nacional, têm se dedicado a fazer um resumo quase diário de tudo que se passa no plenário do Supremo Tribunal Federal. São entre 4h e 5h de sessão resumidas em alguns minutos.

O Jornal Nacional tem procurado ser bem didático, explicar em que crime cada acusado foi condenado ou absolvido, além das principais divergências travadas entre os ministros, especialmente entre relator e revisor (Veja as reportagens do mensalão no JN em ordem crescente de antiguidade).

Na edição de ontem - verdade seja dita - o jornal aliviou para o ministro Joaquim Barbosa. Tivesse retransmitido todo o destempero verbal do relator e ele certamente perderia vários de seus atuais fãs nas redes sociais.

Sobre a sessão desta quarta-feira, os demais ministros também não aprovaram o teor da discussão. Confira nas reportagens d'O Globo e do Consultor Jurídico.

Um comentário:

André Pessoa disse...

Eu achei boa a matéria do Jornal Nacional. Espelhou com bastante precisão o que foi a sessão. Eu vi a sessão inteira e a matéria me pareceu razoável, dentro dos limites de tempo dela (afinal as altercações duraram no total eu acho que próximo de 10 minutos).