segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A previsível capa da Veja

No dia 23 de julho - antes do início do julgamento do mensalão - publicamos aqui no blog uma postagem com o título: "Mensalão, o caso da vida de Joaquim Barbosa". É, disparado, o post mais lido de Direito na Mídia.

Naquela ocasião, lembramos da capa anterior de Veja com o ministro Joaquim Barbosa, em setembro de 2007, e afirmamos:

"Praticamente tudo de negativo que foi dito sobre o ministro Joaquim Barbosa será deixado de lado pela mídia caso se confirme a expectativa e ele vote pela condenação dos réus mais importantes do mensalão. Nada poderia ser melhor para quem, pouco após o término do julgamento, assumirá a Presidência do STF.  

Oriundo do Ministério Público Federal e acostumado a exercer o papel de acusador, Barbosa ganhará as páginas dos jornais e grande destaque nas TVs por ser o prolator do primeiro voto, aquele que deverá servir de parâmetro para as discussões dos demais ministros."

Assim, não nos surpreende a polêmica capa (foto) desta semana: "O menino pobre que mudou o Brasil", publicada quase simultaneamente a uma grande entrevista concedida a Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo de domingo: "Relator do mensalão afirma que votou em Lula e Dilma" e "Barbosa será eleito para presidir STF na quarta".

Aliás, com a popularidade que o relator do mensalão alcançou, não duvidaremos se ele dividir a bancada com William Bonner no dia seguinte ao término do julgamento.
_____
PS: sobre a popularidade de Barbosa, vale conferir reportagem do jornal Extra (RJ) com a aposta dos comerciantes fluminense para o Carnaval 2013.

Atualização de 9/10 - 10h45: inclusão do link para a reportagem da Veja.

Nenhum comentário: