quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa, Consultor Jurídico e as voltas que o mundo dá

Toma posse hoje, na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa, o primeiro negro a ocupar cargo tão importante.

Como já noticiado, além das autoridades da República, a festa estará repleta de artistas e músicos e deverá ter grande divulgação, já que Barbosa encontra-se em seu momento de maior popularidade junto à opinião pública ou, nos dizeres de O Globo, chegou "ao patamar de celebridade".

Não é novidade para ninguém que Barbosa não mantém uma boa relação com o site Consultor Jurídico. Durante o julgamento do mensalão, ele já fez referências nada elogiosas ao Consultor, chamado até de "suposto site jurídico".

Contudo, ao receber as primeiras críticas da imprensa por não ter escolhido o decano - ministro Celso de Mello - para proferir o discurso de posse, de quem o novo presidente da Suprema Corte se socorreu? Justamente de uma reportagem do Consultor Jurídico.

A primeira notícia no site oficial do STF sobre a posse foi ao ar domingo, 18/11, às 19h49. É intitulada: "Ministro Luiz Fux fará discurso de saudação em posse no STF". Confira trecho da matéria: "A escolha do ministro para esta saudação é livre, tendo sido cumprida pelo decano do Tribunal apenas quatro vezes nas últimas doze posses de presidentes".

Para que não paire dúvida sobre a fonte, no final da matéria do STF há um link para o "artigo publicado pela revista eletrônica Consultor Jurídico sobre o tema".

Resumo da história: quando o veículo publica algo que não gostamos, é o "suposto site jurídico", mas quando veicula uma matéria favorável, seu status muda automaticamente para "revista eletrônica".

Nenhum comentário: