quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os ministros do STF e o tratamento dado pela imprensa

Jornalistas e donos de veículos de comunicação também têm suas preferências, como todos nós. Seja em relação a partidos políticos, artistas, times de futebol ou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atual líder disparado de elogios na imprensa, celebridade entre juízes e pessoas do povo, chamado de "o nosso Batman" no Facebook, o ministro Joaquim Barbosa já foi objeto de muitas críticas, especialmente na época de suas seguidas licenças médicas. Um comentarista do blog do Luis Nassif avaliou bem a mudança de postura da mídia.

Ao tempo em que, para grande parte da imprensa Barbosa passou de criticado a herói, muitos dos que antes o elogiavam e defendiam sua postura firme frente ao ministro Gilmar Mendes passaram a criticá-lo a cada nova sessão de julgamento do mensalão. Para estes, Barbosa passou a ser o intransigente, que não respeita sequer os colegas.

O ministro Ricardo Lewandowski vive situação oposta. Foi ofendido no segundo turno das eleições municiais, inclusive por um mesário da Justiça Eleitoral. Em 2010, contudo, quando presidente do Tribunal Superior Eleitoral, era elogiado por defender a aplicação imediada e rigorosa da Lei da Ficha Limpa.

Direito na Mídia mesmo já mudou a avaliação que tinha de Joaquim Barbosa. O ministro com o qual mais nos identificamos é, seguramente, o decano Celso de Mello, seguido pelo recém aposentado Ayres Britto, elogiado aqui pelos casos de repercussão nacional que relatou.

Vale destacar quem sempre foi crítico ao ministro Joaquim Barbosa - às vezes até de forma exagerada - o site Consultor Jurídico, como se percebe de algumas matérias publicadas em 2008 (aqui e aqui). Diferente de outros veículos, o Consultor diminuiu as críticas, mas não passou a elogiá-lo.

Nenhum comentário: