terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

À mesa com Luiz Olavo Baptista

Interessantíssima a reportagem "à mesa com o Valor" publicada no Valor Econômico de 1º/2. A jornalista Zínia Baeta, editora do caderno de legislação do jornal, entrevistou - durante um almoço - o jurista Luiz Olavo Baptista, professor aposentado da USP e juiz do órgão de apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Foto: Roberto Setton/Veja
Baptista (foto) contou como começou a trabalhar com direito internacional, ainda nos anos 1960, falou de sua atuação na defesa de presos políticos durante a ditadura militar e até emitiu suas opiniões sobre o julgamento do mensalão.

Na parte relativa à OMC, um dado pouco conhecido e muito distante da realidade do Judiciário brasileiro: "Só encontrei pessoas descomplicadas. Lá, pessoas de nacionalidades, culturas e bases jurídicas diferentes conseguem chegar a um consenso em um prazo máximo de 90 dias".
_____
Nota: A reportagem merece ser lida na íntegra, especialmente a parte que narra a estratégia utilizada na defesa do monsenhor Marcelo Carvalheira, acusado de socorrer "terroristas".

Nenhum comentário: