quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O deputado que odeia o Exame da OAB

Cynara Menezes, da Carta Capital, escreveu uma reportagem sobre o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ), novo líder do partido na Câmara.

Um dos pontos chamou nossa atenção. Como não conseguimos localizar na internet o link para reportagem, optamos por transcrever o parágrafo:

"A 'disposição de lutar', que atribuiu ao sangue italiano, impele o deputado a enfiar em todas as medidas provisórias do governo uma emenda em favor do fim da prova obrigatória da Ordem dos Advogados do Brasil. Virou folclore na Casa. Por que o senhor faz isso, é advogado? 'Não, sou economista. Mas foi bom você ter me lembrado', diz, e liga para a secretária. 'Olha, faça a emenda da OAB em todas as MPs', ordena ao telefone".

A prática de inserir matérias totalmente diversas no meio de uma medida provisória ou de um projeto de lei tem até nome próprio no Brasil, é conhecida como contrabando legislativo e já foi defendida publicamente pelo próprio Eduardo Cunha, como se vê neste post do blog Exame de Ordem.

Com o devido respeito ao parlamentar, não nos parece uma atitude séria. Questionar o Exame da Ordem é legítimo e o debate está na agenda do Congresso, mas tentar aprovar seu fim à sorrelfa não é uma atitude das mais democráticas.

A imagem que fica é que algum parente próximo do deputado não conseguiu ser aprovado.

Um comentário:

Alex disse...

Caso houvesse exame para economista seria certa a sua reprovação.