sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Às vezes, o jornalista vira notícia...

Normalmente, jornalistas não são protagonistas das reportagens que escrevem ou editam. Embora não seja algo unânime, não é considerado papel do repórter "enfrentar" o entrevistado, motivo pelo qual ganhou grande repercussão o desempenho de William Bonner na rodada de entrevistas com os presidenciáveis, na bancada do Jornal Nacional.

Na última quarta-feira 3/9, outro jornalista foi objeto de matérias na imprensa. Felipe Recondo, ex-repórter do jornal O Estado de S.Paulo, decidiu processar civilmente, por danos morais, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.

O que justificou o pedido de reparação moral foram as ofensas proferidas por Barbosa em lamentável episódio protagonizado pelo ex-presidente do STF, acostumado a destemperos verbais, inclusive perante colegas (relembre o caso e ouça as ofensas proferidas).

"Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre". - Joaquim Barbosa

Recondo - amigo pessoal do editor desse blog e um dos jornalistas mais competentes entre os que cobriam o STF - explicou seus motivos: "não creio que um agente público possa agredir quem quer que seja sem que responda por seus atos".

A ação tramita no primeiro grau, agora que Barbosa não possui mais direito ao foro privilegiado.
_____
Confira a reportagem de Fausto Macedo sobre o tema.

Nenhum comentário: