terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Estadão analisa brasileiros presos no exterior

No final de semana da execução do brasileiro Marco Archer, o jornal O Estado de S.Paulo publicou uma série de reportagens sobre o caso dele e a situação dos mais de 3.200 brasileiros encarcerados em outros países.

Com a leitura global das matérias, é possível saber que 30% dos brasileiros presos respondem por tráfico ou porte de drogas - o crime que justifica a detenção, por exemplo, de todos os 45 brasileiros presos na Turquia - e que o Itamaraty tem procurado visitar os acusados para conhecer a situação de cada um.

Ao traçar a cronologia do caso de Marco Archer - preso em 2003 na Indonésia com 13 kg de cocaína e condenado à morte em 2004 - o Estadão relembra que não apenas Dilma, nos últimos dias, mas também o ex-presidente Lula havia pedido clemência àquele País em 2006.


Por fim, a Anistia Internacional condenou "a regressão dos direitos humanos na Indonésia". Só no domingo 18/1, seis condenados por tráfico de drogas (dos quais, cinco estrangeiros) foram assassinados pelo Governo de Jacarta, de um total de vinte execuções programadas para 2015.

Nenhum comentário: