segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Com campanha midiática, MPF investe na internet

O Ministério Público Federal (MPF), que - como regra geral - já conta com a simpatia da mídia nas reportagens sobre a operação Lava Jato, resolveu inovar e criou um site exclusivo para divulgação de suas atividades na famosa operação.


O site é muito bem feito. Apresenta cópias de denúncias e decisões judiciais, explica as tão comentadas delações premiadas, traz um clipping com as principais matérias publicadas, escala o time do MPF que atua no caso e, como muitos internautas não possuem formação jurídica, é repleto de figuras e infográficos para facilitar o entendimento (vide imagens desta postagem).


Há ainda uma seção de perguntas e respostas, onde se aprende que doleiros são "operadores do mercado paralelo ou ilegal de câmbio, que formam um sistema bancário informal e clandestino", como ocorre a lavagem de dinheiro e que é comum o uso de empresas offshore "para propósitos criminosos".


Há anos, os órgãos públicos possuem assessorias de imprensa. Trata-se de um modo profissional e normalmente eficaz de divulgar as atividades do órgão, bem como orientar seus membros em momentos de crise. Em alguns casos, as assessorias publicam matérias próprias, como ocorre com a maioria dos tribunais e a OAB, por exemplo. Mas, é preciso evitar o exagero.

O site do MPF sobre a Lava Jato ultrapassa a mera divulgação institucional e possui um perfil de marketing, em especial por ser o Ministério Público parte nas respectivas ações penais, onde atua como acusador e não um terceiro desinteressado ou fiscal da lei. O que virá depois? Fotos dos procuradores no Instagram e no Facebook para serem curtidas pelos internautas?

Nenhum comentário: