terça-feira, 24 de março de 2015

Dilma já levou 829 dias para indicar ministros ao Supremo

Em interessante reportagem, o informativo Migalhas apurou quanto tempo levaram os presidentes da República - a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 - para indicar os nomes dos ministros do Supremo Tribunal Federal quando do surgimento de vagas no STF.

Para que pressa?
Dilma Rousseff é - disparado - a presidenta que menos se preocupa com a tarefa. Os quatro períodos mais longos ocorreram em sua gestão: 132 dias para indicar Rosa Weber, 195 para Luiz Fux*, 204 para Roberto Barroso e agora já se vão 236 dias sem preencher o posto anteriormente ocupado por Joaquim Barbosa.

A única nomeação "rápida" de Dilma foi a de Teori Zavascki, que levou "apenas" 62 dias para ser escolhido. Compare-se tal período com o veloz Itamar Franco, que teve direito a uma única nomeação e levou dois dias para escolher Maurício Corrêa para a vaga aberta com a aposentadoria de Paulo Brossard.

Ainda a título de comparação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, levou entre 6 e 57 dias para indicar os oito ministros a que teve direito. Fernando Henrique Cardoso indicou três ministros e levou entre 23 e 61 dias para cumprir seu mister. José Sarney também não tinha muita pressa, mas nunca levou mais de 108 dias.

A expectativa é que Dilma escolha o próximo integrante da Suprema Corte até a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Faltam só 500 dias!
_____
* O longo período para a escolha de Luiz Fux deve ser dividido entre Lula e Dilma, já que a vaga foi aberta no mandato do segundo, às vésperas do período eleitoral.

Nenhum comentário: