quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Há abusos do MPF e do Judiciário na condução da Lava Jato?

Vale tudo no combate à corrupção? Assim pode ser resumido o artigo "Que país queremos?", assinado por Kakay*, famoso advogado criminalista que, na Operação Lava Jato, atua na defesa do doleiro Alberto Youssef.

O artigo foi publicado na Folha de S.Paulo de 9/9. Por óbvio, não é um artigo desinteressado. Como dito, Kakay, além de atuar diretamente na operação em questão, é um conhecido criminalista e, portanto, seus casos - atuais e futuros - podem sofrer implicações de acordo com os desdobramentos da Lava Jato.

Mesmo assim, as ponderações são interessantes: "triste o país que precisa de pretensos heróis, salvadores da pátria e pregadores da moralidade. É inadmissível que alguém, um juiz, um membro do Ministério Público ou da polícia, venha dizer que detém o monopólio do combate à corrupção".

Prossegue questionando o autor: "queremos um país em que um juiz tenha jurisdição nacional? (...) Um país em que a delação seja feita, na maioria das vezes, sob absurda pressão, sem prestigiar o ato voluntário previsto na lei?".

É claro que muitos não concordarão com as premissas e conclusões. Até para discordar, vale a pena a leitura.
_____
* Kakay é o apelido como é conhecido o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro.

Nenhum comentário: