quarta-feira, 8 de julho de 2015

Uma foto às quartas


Sempre gostei de fotografias e pinturas retratando chuva. A que publicamos hoje é de Adriano Vizzoni, da Folhapress e foi publicada na Folha de S.Paulo do último final de semana.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Compartilhar nosso conteúdo no Facebook é fácil

Direito na Mídia é um blog que possui duas outras formas de contato com seus leitores. A mais conhecida é nossa página no Twitter, que já conta com mais de 4.000 seguidores e é atualizada diariamente, com grande interação nas áreas do direito e jornalismo.

Temos também um boletim - que já foi semanal, mas hoje não tem periodicidade definida - em que enviamos por email, a leitores já cadastrados, algumas de nossas principais atualizações. Para receber o boletim, você precisa enviar um email para contato@direitonamidia.com.br, solicitando sua inclusão no mailing.

Embora Direito na Mídia não possua conta no Facebook, a rede social mais popular do mundo, qualquer leitor pode compartilhar nossas notícias por lá. Para tanto, basta clicar no ícone respectivo, que se encontra no canto inferior esquerdo de cada uma de nossas postagens.

Para compartilhar nossos posts em outras redes sociais, o procedimento é o mesmo. Com um único clique, você escreve para alguém pelo Gmail, publica o que leu aqui em seu blog (Blogger) ou em seu perfil nas redes Twitter, Pinterest e Google+.


A mídia adora juízes pop star

Não faz muito tempo, era o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal. Famoso por ter sido o relator da ação penal do mensalão, Barbosa foi capa de revistas e tema de inúmeras reportagens. Tornou-se celebridade tão conhecida que seu rosto foi molde até de máscara de carnaval.

Atualmente, o maior exemplo de magistrado pop é o juiz da Operação Lava-Jato, Sérgio Moro. Mesmo sendo da fria Curitiba/PR, Moro foi "homenageado" a milhares de quilômetros de lá, em Pernambuco.

Segundo reportagem do Estadão de 6/7, o juiz paranaense é o mais novo "bonecão de Olinda". E olhe que estamos em julho, o próximo Carnaval é somente daqui a sete meses.

Para quem se interessar em clicar no link, a matéria tem até vídeo ao som de frevo!!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

SP: Juiz adota tecnologia para facilitar o trabalho dos advogados

Deu no Migalhas de 3/7: o juiz Luis Mario Mori Domingues, da 4ª Vara Cível de Campinas/SP, seguindo a tendência de diminuir os deslocamentos e do uso cada vez mais disseminado dos meios eletrônicos, passou a atender advogados também virtualmente, pelo Skype.

A medida está sendo adotada de maneira experimental, mas acreditamos que tem tudo para ser utilizada em definitivo.

A inspiração é da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que despacha com advogados de fora de Brasília pela internet desde 2013. No Estado de São Paulo, ao que se sabe, o prercursor foi o juiz Fernando Gajardoni.
_____
Nota da redação: o mais legal desta notícia é que o editor deste blog, além de ter trabalhado com a ministra Nancy no STJ, é amigo pessoal dos dois magistrados paulistas que adotaram a medida.

Espaço Econômico

E a população da Grécia disse NÃO às exigências de seus credores internacionais (em especial a Alemanha), que exigiam medidas ainda mais austeras a serem tomadas pelo país mediterrâneo. Foi uma clara vitória do governo grego (FolhaSP), que não estava disposto a seguir as imposições do mercado.

Os líderes europeus pediram aos gregos que votassem "sim", mas não foram atendidos. Especula-se agora em uma saída da Grécia da zona do euro, mas o fato é que as medidas de austeridade que foram impostas ao país nos últimos anos não surtiram efeito positivo na economia grega e, provavelmente, contribuíram com a recessão.

No Huffington Post, o economista e prêmio Nobel em economia Joseph Stiglitz vaticinou: "neste domingo, os cidadãos gregos debaterão duas alternativas: austeridade e depressão sem fim, ou a possibilidade de decidir seu próprio destino num contexto de enorme incerteza. Nenhuma das opções é agradável. Ambas podem levar a rupturas sociais ainda piores. Mas com uma delas, há esperança; com a outra, nenhuma" (versão em português no site OutrasPalavras).

domingo, 5 de julho de 2015

Domingo de divulgação de cursos

Esta semana, divulgamos dois cursos.

O primeiro é sobre o novo Código de Processo Civil. Trata-se do curso Recursos no novo CPC: aspectos polêmicos, que ocorrerá na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) no dia 31/7, nas modalidades presencial (em SP) e pela internet.

O curso é coordenado pelo amigo Rogerio Licastro Torres de Mello e contará com a presença, entre outros, do editor deste blog:


O segundo é um curso jornalístico: Jornalismo de profundidade na era da internet. De modalidade unicamente presencial, ocorrerá em São Paulo, no dia 18/7 e será ministrado por Antonio Martins, editor do site Outras Palavras:



Inscreva-se no curso Recursos no novo CPC: aspectos polêmicos.

Inscreva-se no curso Jornalismo de profundidade na era da internet.

sábado, 4 de julho de 2015

Humor


A charge acima foi publicada na Folha de S.Paulo, mas nós a localizamos no Twitter do cartunista Benett. Aliás, tem coisas excelentes lá, como o tweet abaixo:


Não deixe de segui-lo no Twitter.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Uma foto às quartas


Avenida Paulista, sem carros nem ônibus, no último domingo, dia 28/6. Bela foto de Marcos Alves, da Agência O Globo.

São Paulo discute a possibilidade de proibição de veículos na Av. Paulista aos domingos, tal qual ocorre há anos na orla do Rio de Janeiro ou no Eixão, em Brasília. Tomara que a ideia seja implementada.

Outras bonitas fotos sobre o domingo de inauguração da ciclovia da Paulista você confere aqui.

Novo CPC: curso discute polêmica lançada por Gilmar Mendes

Na última semana, o ministro Gilmar Mendes deu uma declaração polêmica à Folha de S.Paulo. Por conta da alteração na forma da admissibilidade dos recursos extraordinário e especial, propôs o ministro do Supremo Tribunal o adiamento da entrada em vigor do novo CPC em até 5 anos!*

Para abordar esse - e vários outros - aspectos polêmicos dos recursos no novo Código de Processo Civil, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e o Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro) organizaram um curso especial, que ocorrerá dia 31/7.


Coordenado por Rogerio Licastro Torres de Mello, o curso contará com a participação dos professores Luiz Antonio Ferrari Neto (apelação), Fabiana Souza Ramos (agravo de instrumento) e Ricardo Maffeis (recursos especial e extraordinário, junto com Rogerio Licastro).

As inscrições estão abertas, na modalidade presencial (SP) ou pela internet.
_____
*A comunidade jurídica repercutiu a sugestão de Mendes. Destacamos o contundente artigo de William Santos Ferreira, publicado no Migalhas de 26/6.