sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Juízes e tribunais tentam resistir a cortes orçamentários

Em novembro passado, o Tribunal Superior Eleitoral ameaçou fazer as eleições de 2016 em urnas de lona e cédulas de papel se não fosse contemplado com aumento de verbas. A reclamação pública do ministro Dias Toffoli ecoou na mídia e virou até motivo de piada nas redes sociais.

Agora, reportagem do Valor Econômico de 25/01 aponta que os Tribunais Regionais do Trabalho estão tentando se adaptar aos cortes, mas com dificuldade. "Estamos tentando buscar soluções, mas as medidas já tomadas não cobrem metade dos cortes", confidenciou um presidente de tribunal.

A matéria fala em limitação de diárias de viagens; corte de despesas com capacitação dos servidores, estagiários e terceirizados (limpeza e segurança); redução no horário de atendimento externo; desligamentos de luzes e aparelhos de ar-condicionado, etc.

Mas, para alguns, a crise econômica internacional não é motivo para cortes. Na mesma reportagem, o presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) afirmou estar estudando ajuizar uma ação no Supremo para questionar a redução do dinheiro.

Já o presidente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou (matéria do site Jota) um aumento de 7,6% para todos os juízes.

Nenhum comentário: