quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Novas regras eleitorais devem dificultar alternância de poder

Vale a pena conferir o artigo "e-Leitor: Tempo reduzido das campanhas atuará contra a renovação política", do advogado Fernando Neisser, publicado hoje no site Jota, em que ele comenta a Lei 13.165/2015, que disciplinou as regras da propaganda eleitoral para o pleito deste ano.

Explica o autor que, sob o válido pretexto de se reduzirem os custos das caríssimas campanhas eleitorais, a redução no tempo da propaganda das candidaturas tornará mais fácil a vida - e reeleição - dos atuais ocupantes de cargos públicos.

Traçando um paralelo com a publicidade de cigarros, Neisser demonstra que as restrições às propagandas do fumo dificultam a concorrência e impedem o surgimento de novas marcas, que "encontram as portas fechadas" aos consumidores. De igual modo, sem poderem ser vistos pelo grande público, os novos políticos enfrentarão grandes dificuldades para conseguirem votos.

A exceção, para o autor, são aqueles já conhecidos da população, tais como artistas, radialistas, religiosos e "celebridades de toda sorte".

Nenhum comentário: