sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O show do Ministério Público e o "tô nem aí" para a recomendação do CNMP

Não é preciso falar muito sobre o espetáculo televisivo montado pela equipe do procurador da República Deltan Dallagnol para apresentar a denúncia contra o ex-presidente Lula (na foto, uma das muitas montagens feitas com o famoso PowerPoint).

O problema é que a apresentação foi tão inusitada que ganhou muito mais destaque que o conteúdo. Marcelo Rubens Paiva, no Estadão, mostrou vários memes da "apresentação visual amadorística"; na Folha, Oscar Vilhena Vieira ponderou que o "apropriado é que autoridades informem o público da maneira mais técnica e objetiva possível" e, também na Folha, Hélio Schwartsman descreveu a denúncia como "a montanha pariu um rato".

Aliás, falando na denúncia, o Migalhas a apresentou na íntegra, enquanto o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Leonardo Sica, afirmou no Consultor Jurídico que Dallagnol "não compreende o valor da advocacia e do direito de defesa por desconhecer e desprezar ambos".

Ficou claro também que a força-tarefa da operação Lava Jato não deu a mínima importância para as recomendações da Política de Comunicação Social do Ministério Público Brasileiro, aprovada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) há algumas semanas e que foi destaque neste blog.

Um comentário:

Ângelo disse...



Independente de ideologia política, eu acho que esse show patrocinado por alguns integrantes do MPF não pode ficar sem punição, caso contrário, corremos o risco disso virar regra e todos os integrante do MPF e dos MPs Estaduais, façam disso uma regra, e comecem todos eles a violar os direitos fundamentais do indivíduo, bem como o direito ao Contraditório e a Ampla Defesa. Abusos por parte deles, já ocorrem a décadas, inclusive com muitos fazendo vistas grossa para escutas ilegais e outros absurdos cometidos nos curso das investigações pela Polícia Judiciária, temos que parar por aí, iou voltaremos a época da Santa Inquisição.