quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Judiciário x mídia IV - o pedido de censura de Sérgio Moro

Não podemos finalizar nossa quinzena de postagens sobre a relação Poder Judiciário e imprensa sem comentar sobre a recente polêmica envolvendo o juiz federal Sérgio Moro e o físico e professor da Unicamp Rogério Cezar de Cerqueira Leite, travada na Folha de S.Paulo.


Moro é, desde o início da operação Lava Jato, queridinho da imprensa, como demonstram algumas capas de revistas que ilustram esse post. Mal acostumado com tantos elogios, reagiu mal ao artigo "Desvendando Moro", de autoria de Cerqueira Leite, publicado em 11/10.


Em carta publicada na seção Painel do Leitor, o juiz considerou "lamentável" a Folha oferecer espaço a alguém que o comparou a um "fanático religioso" e recomendou que o jornal evitasse publicar artigos como aquele.

"A corrupção é quase que apenas um pretexto. Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista" - Rogério C. de Cerqueira Leite


O físico respondeu na própria Folha e, tal qual costuma ocorrer com quem deseja censurar algo, o artigo original ganhou maior repercussão após instaurada a polêmica.

_____
Outra polêmica envolvendo Moro e a imprensa ocorreu em março desse ano, quando jornalistas estrangeiros queixaram-se dele ter impedido que uma palestra fosse gravada ou mesmo anotada por repórteres.

Nenhum comentário: