segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Quinzena especial: Judiciário x mídia

A relação Judiciário - imprensa nunca foi muito fácil. Inicialmente fechada, pois juiz fala nos autos, aos poucos a Justiça foi se abrindo aos meios de comunicação, até chegarmos aos dias atuais, em que os tribunais têm grandes assessorias de imprensa e em que membros daquele Poder tornam-se rapidamente celebridades.

Exemplos não faltam, dos mais atuais, como o juiz Sérgio Moro e os ex-ministros Joaquim Barbosa e Eliana Calmon (foto), a alguns mais antigos, como o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Costa Leite, que chegou a ser pré-candidato a vice-presidente da República em 2002.

Muitas vezes, a relação é boa, como narrado certa vez por William Bonner, editor e apresentador do Jornal Nacional, a respeito do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assunto que será abordado aqui. 

Nas últimas semanas, contudo, os pontos de atrito entre os veículos de comunicação e os membros do Judiciário - e também do Ministério Público - têm se intensificado. Direito na Mídia vai tratar, nos próximos dias, dessa delicada relação.
_____
Na foto, Eliana Calmon, ex-ministra do STJ e ex-corregedora nacional de Justiça do CNJ, que aposentou-se e foi candidata a senadora pelo Estado da Bahia.

PS: o título original "semana especial" foi alterado para "quinzena especial" em 25/10.

Nenhum comentário: